quarta-feira, 3 de agosto de 2011

próximo sábado 6 de agosto VII mini-open de xadrez ( sub 15,) na praça viva vida! ás 14:00 horas

Ocorre em 10 e 11 de agosto o minas olimpica-JEMG/2011. Quatro enxadristas de Taiobeiras irão representar a etapa estadual em Juiz de Fora.










O objetivo deste torneio de xadrez por mês na praça viva vida é reunir os jogadores Taiobeirense através de jogos amistosos e ensinar ás técnicas básicas de xadrez, será realizado todo primeiro sábado de cada mês.
OBS. Ensino básico do jogo de xadrez sempre será
realizado nos 10 primeiros dias de cada mês na sala de xadrez praça viva vida, pelo Instrutor de Xadrez Evandro B. Cardoso.
O vencedor do torneio receberar uma pizza familia de moco lanches!

VIVA AO XADREZ DE TAIOBEIRAS!!



irmãs Hama
















Xadrez: um jogo de estratégia e uma estratégia para o aprendizado dos estudantes

Modalidade esportiva que integra a última fase dos Jemg ajuda no desenvolvimento da memorização e concentração de estudantes


Na história de Monyky e Mênyky Rocha Cardoso a coincidência vai além da genética. Como se não bastassem serem gêmeas, as adolescentes de 13 anos possuem uma paixão em comum: o xadrez. O interesse pelo jogo que exige concentração e habilidade vem desde cedo, quando tinham seis anos. “Começamos observando o nosso pai, que é treinador de xadrez. Nós éramos pequenas e como viu que a gente estava interessada ele resolveu nos ensinar a jogar”, lembra Monyky.

Com o tempo, a curiosidade deu lugar à dedicação, o que trouxe benefícios também na sala de aula. “A gente presta mais a atenção nas aulas, nossa capacidade de memorização melhorou. O raciocínio lógico é mais rápido”, avalia Mênyky. Hoje, as irmãs se destacam no município de Taiobeiras, Norte de Minas, quando o assunto é o jogo do famoso xeque mate. Elas estão entre os 58 estudantes da rede estadual classificados para a última etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que acontece entre os dias 08 e 13 de agosto. Considerando todas as redes, são 110 participantes na modalidade.

Além do apoio familiar, as estudantes que cursam o 9º ano do ensino fundamental contam com um importante reforço na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Lá é desenvolvido o ‘Clube do Xadrez’, projeto que atende aos alunos dos anos finais do ensino fundamental. O trabalho, que começou em 2009, veio a partir de um projeto de intervenção pedagógica da escola. Desenvolvido pelos professores de Educação Física, Cleyton Anderson Custódio de Aragão e Elisângela Ruas Barbosa, o ‘Clube do Xadrez’ é utilizado para ajudar os estudantes nos cálculos matemáticos. “Pesquisamos e vimos que o xadrez auxiliava na concentração e raciocínio lógico das disciplinas. Ele é um jogo em que os participantes precisam pensar bastante nas jogadas. O aluno que quiser se sobressair nas aulas também precisa de muita disciplina e treinamento”, avalia o professor Cleyton Anderson Custódio de Aragão.



Além do resultado esperado na área pedagógica, o projeto tem ajudado a escola a ter representantes na fase estadual dos Jemg, há três anos consecutivos. Além das gêmeas, o estudante Elias de Souza Dias Júnio, também está entre os classificados para a última etapa da competição, em 2011, que será realizada entre os dias 08 e 13 de agosto.

A atual campeã na categoria de xadrez dos Jemg no modulo I é a estudante Ayana Hama. A estudante da Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva, em São Joaquim de Bicas, região metropolitana de Belo Horizonte, também busca compartilhar suas habilidades com os colegas de turma. “Nas aulas de Educação Física procuro ensinar o jogo para os colegas interessados. Eu e meus irmãs o aprendemos com nosso pais. Acho que todo estudante deveria saber jogar”, acredita a aluna do 1º ano do ensino médio. Eunice de Fatima Cordeiro.

Lição de estratégia

No Norte de Minas, no município de Januária, uma das escolas que trabalha o xadrez é a Escola Estadual Caio Martins. Nas aulas de Educação Física e no projeto Escola de Tempo Integral, o professor Luis Gustavo dos Santos Rosa usa o jogo como estratégia para o desenvolvimento de habilidades entre os alunos. Porém, antes da prática, o trabalho começa com as curiosidades históricas do jogo, uma medida utilizada para atrair a atenção dos alunos. “O jogo começou na era medieval. Era uma espécie de estratégia de combate utilizada pelos reis e grandes conquistadores. Eles montavam seus soldados para o ataque, mas também pensavam em estratégias de defesa. Tinham que pensar porque o oponente fez aquele tipo de jogada. Entre os conquistadores estava Napoleão Bonaparte que traçava suas estratégias de conquistas em um xadrez com humanos” explica o professor.


Outra possibilidade que o jogo favorece é fazer com que os participantes aprendam a lidar com a derrota e com os oponentes. “O xadrez reflete nossa vida cotidiana. A todo o momento estamos cheios de opções, assim como as várias estratégias de ação que o jogo possibilita. Porém, se a nossa escolha não nos tornou vencedores, é preciso respeitar o oponente que teve mais cautela e sucesso ao fazer sua escolha”, justifica a presidente da Federação Mineira de Xadrez, Luciane Sepúlveda Viana.


Os jogos de xadrez na etapa estadual dos Jogos acontecem nos dias 09 e 10 de agosto, terça e quarta-feiras, respectivamente. Os melhores jogadores na modalidade se classificam para a etapa nacional dos Jogos Escolares, que vão acontecer entre os dias 09 e 18 de setembro, na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

fonte : informações retiradas do site


https://www.educacao.mg.gov.br