segunda-feira, 29 de agosto de 2011

XII Memorial Dário Ciacci – 2011


Um evento tradicional em Vitória da conquista que todos os anos reúnem bons enxadristas para fazer uma homenagem grande fundador e incentivador do xadrez ao Dário Ciacci, eu Evandro já tive o prazer e participei de quatro edições finalizando:
edição VII - ano 2006 - 9º lugar
edição VIII - ano 2007 - 4º lugar
edição IX - ano 2008 - vice-campeão
edição XI - ano 2010 - campeão.

XII Memorial Dário Ciacci – 2011



Data: 10 e 11 de setembro.
Local: AABB – Av. Olívia Flores, 241 Bairro Candeias – Vitória da Conquista – BA
Realização: Clube Conquistense de Xadrez – CCX
Direção Geral: Orlando Damasceno, cel.: 77- 8817-3147/ 9973-9450 e-mail: orlando.jr@gmail.com
Pedro Santos Ferreira,cel.: 77- 8839-7630 e-mail: ccxadrez@gmail.com
Washington Bianck ,cel.: 77- 8806-9792
Arbitragem: Ivan Abade
Divulgação: www.ccx.org.br
Apoio: Sigma
Clique no folder para maiores informações




campeões anteriores

2010- Evandro Cardoso
2009- Orlando Damasceno
2008- Rêmulo Aguiar
2007- Orlando Damasceno
2006- Joanilton Capablana
2005- Israel Badin
2004- Paulo Jatobá
2003- Pedro Ferreira

Durante os torneios você deve ter se perguntado como são utilizados alguns critérios de desempate e é uma dúvida muito comum entre os jogadores.
Vamos entender melhor:
Exemplo:
Milésimos Medianos (M-Buch): 22,5
Milésimos Totais (Buch): 30,5
Sonneborne-Berger (Berg): 27,5
Soma Progressiva de Pontos (Progr): 27,5
Para explicarmos melhor os procedimentos de cálculo, vamos definir os seguintes resultados por rodada do jogador, e os totais de pontos dos adversários:
RODADA
RESULTADO
ADVERSÁRIO
TOTAL DE PONTOS DOS ADVERSÁRIOS
1ª ROD.
VITÓRIA
Castelo Branco. BH
2,0
2ª ROD.
VITÓRIA
Luiz Leite. BH
3,0
3ª ROD.
VITÓRIA
MI. W.Rocha - MOC
3,5
4ª ROD.
VITÓRIA
Taioba  -Taiobeiras
5,0
5ª ROD.
VITÓRIA
PEDRO- V. da Conquista
6,0
6ª ROD.
VITÓRIA
Crisolon V. Boas  BH
5,0
7ª ROD.
EMPATE
Paloma -Taio
6,0
Com os dados acima temos os seguintes:

a)Milésimos Medianos (M-Buch): a soma dos pontos obtidos pelos seus adversários com o corte do menor e do maior escore:
(2+3+3,5+5+6+5+6) -2 (adversário da 1ª rodada) -6 (adversário da 5ª ou 7ª rodada) = 22,5
b)Milésimos Totais (Buch): a soma dos pontos obtidos pelos seus adversários:
2+3+3,5+5+6+5+6 = 30,5
c)Sonneborne-Berger (Berg): é a soma dos pontos dos adversários que o jogador derrotou + a metade da soma dos pontos dos adversários com quem empatou:
(2+3+3,5+5+6+5)+3 (metade dos pontos do adversário da 7ª rodada)= 27,5

d)Soma Progressiva de Pontos (Progr): ou Score Progressivo, é a soma de pontos obtidos nas rodadas:
1ªRodada: Vitória, igual a 1 ponto de Progr;
2ªRodada: Vitória, igual a 3 pontos de Progr (1 ponto da 1ª + 2 pontos da 2ª);
3ªRodada: Vitória, igual a 6 pontos de Progr ( 1 ponto da 1ª +2 pontos da 2ª + 3 pontos da 3ª);
4ªRodada: Vitória, igual a 10 pontos de Progr (1+2+3+4);
5ªRodada: Vitória, igual a 15 pontos de Progr (1+2+3+4+5);
6ªRodada: Vitória, igual a 21 pontos de Progr (1+2+3+4+5+6);
7ªRodada: Empatou, igual a 27,5 pontos de Progr (1+2+3+4+5+6+6,5) = 27,5.
Outro exemplo de Soma Progressiva é: Jogador que faz 3 pontos em 5 rodadas, perdendo a 2ª e 4ª rodada obtém 9 pontos:
1ª Rodada: Vitória, igual a 1 ponto de Progr;
2ª Rodada: Derrota, igual a 2 pontos de Progr (Com a derrota ele não ganha ponto, ficando com 1 ponto da 1ª + 1 ponto da 2ª);
3ª Rodada: Vitória, igual a 4 pontos de Progr (1+1+2);
4ª Rodada: Derrota, igual a 6 pontos de Progr (1+1+2+2);
5ª Rodada: Vitória, igual a 9 pontos de Progr (1+1+2+2+3).
Se o mesmo jogador tivesse perdido a 4ª e 5ª Rodada a Soma Progressiva seria igual a 12 pontos (1+2+3+3+3).
É por esse motivo que o jogador que perde primeiro tem desvantagem no critério Soma Progressiva de Pontos.

Há ainda, um outro critério de desempate que utiliza o "rating" dos jogadores, mas aí, em competições oficiais reconhecidas pela FIDE.


Portanto, conforme define a própria FIDE, existem 3 diferentes categorias para os critérios de desempate em competições:

» critérios de desempate usando os resultados do próprio jogador (soma do escore progressivo, por exemplo);
» critérios de desempate usando os resultados dos adversários (Milésimos, Sonneborn-Berger, por exemplo) e
» critérios de desempate usando “ratings” dos jogadores.